Biblioteca

Aqui você encontra relatórios, ebooks e manuais de boas práticas para evitar a desinformação e o discurso de ódio em diferentes setores!

Ebooks, relatórios e manuais

Na Biblioteca do Sleeping Giants Brasil, você encontrará uma coleção de relatórios, notas técnicas e pesquisas desenvolvidas pelo nosso time. Esses materiais são fundamentais para entender como combater a desinformação, um desafio crescente em nosso país.

Nosso objetivo é contribuir com o combate à desinformação no Brasil, fornecendo informações confiáveis e análises aprofundadas sobre temas que estão no escopo de atuação da organização. Dentre esses temas, destacam-se a desinformação e o discurso de ódio, a defesa da democracia e das instituições brasileiras, os direitos humanos e a proteção de grupos minoritários, a regulação de plataformas, bem como questões relacionadas à ciência, saúde e meio ambiente. Explore nossos arquivos e descubra como podemos combater a desinformação.

Pesquisa - Publicidade e desinformação

O relatório produzido pelo Sleeping Giants Brasil e ThinkAds apresenta uma pesquisa sobre como consumidores da esquerda progressista enxergam a responsabilidade social das marcas diante da desinformação no ambiente digital. Realizada entre setembro e dezembro de 2024, com 466 participantes de alta escolaridade, a pesquisa revelou que 89,2% dos respondentes afirmam encontrar frequentemente conteúdos desinformativos em mídias digitais. A maioria (63,4%) acredita que as marcas podem controlar onde seus anúncios são veiculados, e 80,5% consideram que elas têm responsabilidade quando sua publicidade aparece ao lado de discurso de ódio ou desinformação. Esse impacto se reflete diretamente no consumo: 78% dos entrevistados deixam de se identificar com marcas associadas a esses conteúdos, e 73,1% afirmam que deixariam de comprar seus produtos nessas situações, sendo que 88,2% já abandonaram algum consumo por essa razão. Além disso, 85% defendem que marcas devem agir de forma proativa no combate à desinformação e ao ódio, e 87,7% rejeitam que se vinculem a figuras públicas conhecidas por difundir esse tipo de conteúdo. O estudo evidencia, assim, que valores éticos, responsabilidade social e compromisso com um ambiente digital confiável são centrais para a relação entre marcas e consumidores desse perfil político-ideológico.

Nota Técnica Enfrentamento Violência LGBTfóbica MDHC

Elaboramos nota técnica com diretrizes ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para enfrentar a lgbtfobia no ambiente digital. O documento alerta sobre o modelo de negócio das plataformas, que monetiza o discurso de ódio, e propõe ações intersetoriais em regulação, transparência publicitária, responsabilização jurídica e fortalecimento da governança ESG.

Subsídios da AGU – Resposta às mudanças da Meta

O Sleeping Giants Brasil, alinhado à importância de promover o debate técnico sobre as políticas de moderação de conteúdo no Brasil – e em linha com as contribuições já apresentadas no âmbito da Audiência Pública ocorrida em 22 de janeiro de 2025 – apresenta as seguintes contribuições, que destacam recomendações aplicáveis especialmente à Administração Pública, visando fortalecer a proteção de direitos fundamentais e a sustentabilidade democrática no ambiente digital.

Dossiê Big Techs (SGBR + Avaaz + Quid)

SLEEPING GIANTS BRASIL, PROJETO BRIEF E AVAAZ lançaram o “Dossiê das Big Techs” com evidências contundentes sobre práticas abusivas e negligências de empresas como Meta, Google, TikTok e X. O documento reúne estudos, investigações e ações judiciais que revelam violações à privacidade, estímulo a comportamentos nocivos, interferências políticas e lucro com desinformação. A organização defende uma regulação urgente e robusta para proteger direitos, democracia e soberania informacional no Brasil.

Mercados Digitais – Sistemas Operacionais (Contribuição ao CADE)

Apresentamos contribuição à Audiência Pública do CADE sobre concorrência em ecossistemas digitais, expondo como a dominância do Android/Google impacta o mercado de publicidade digital. O documento alerta para barreiras de entrada, efeitos de rede e práticas anticompetitivas que comprometem a livre concorrência e a soberania informacional brasileira, propondo regulação ex-ante para restaurar equilíbrio no setor.

Tema 987 - Amicus Curae

Petição requerendo a habilitação do Sleeping Giants Brasil como amicus curiae no RE 1.037.396 (Tema 987) no STF, defendendo a interpretação conforme e a constitucionalidade parcial do art. 19 do Marco Civil da Internet para remoção de conteúdo orgânico somente após ordem judicial. O documento diferencia ainda conteúdo pago de curadoria algorítmica e reforça a necessidade de que exista uma gradação da responsabilidade dos provedores de acordo com o papel que desempenham, sempre observando o equilíbrio entre liberdade de expressão e responsabilidade das plataformas.

Conteúdos extremos: Twitter

Esse relatório faz um levantamento descritivo e analítico sobre as sub comunidades do Twitter, que são espécies de bolhas de temas específicos (transtorno alimentar, automutilação, cleptomania, gore, abslove e abshate) onde usuários trocam conteúdos proibidos.

DE OLHO NOS DADOS! - PARTE 2

O relatório destaca a importância da transparência e do acesso equitativo a dados em plataformas digitais, enfatizando a urgência de regulamentação. Discute a influência das Big Techs e a necessidade de uma colaboração robusta entre sociedade civil e plataformas para preservar a integridade democrática.

DE OLHO NOS DADOS! - PARTE 1

O relatório destaca a importância da transparência e do acesso equitativo a dados em plataformas digitais, enfatizando a urgência de regulamentação. Discute a influência das Big Techs e a necessidade de uma colaboração robusta entre sociedade civil e plataformas para preservar a integridade democrática.

Resumo e Análise - TSE

Este documento apresenta as contribuições do Sleeping Giants Brasil (SGBR) à consulta pública do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as resoluções que regulamentam as eleições municipais de 2024. A partir de sua expertise no ecossistema digital, o SGBR propôs medidas voltadas à transparência da publicidade online, combate à desinformação e responsabilização das plataformas por conteúdos impulsionados. Embora nem todas as sugestões tenham sido acatadas, várias foram incorporadas parcial ou integralmente, influenciando a redação final da Resolução TSE nº 23.732/2024. O relatório detalha essas contribuições, destaca a importância da atuação da sociedade civil no processo regulatório e analisa os desdobramentos dessa participação, incluindo a reação das big techs às novas regras.
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies e ferramentas para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Confira nossa política de privacidade.