Home » Quem somos » Institucional
Saiba o que é Sleeping Giants e os seus pilares
Somos um movimento de consumidores conscientes e engajados a cobrar comportamentos socialmente responsáveis de marcas. Uma instituição em defesa dos interesses dos brasileiros nas redes.
Histórico
O que é o Sleeping Giants Brasil? Bem, em 2020, o mundo enfrentava o início da maior crise sanitária da história recente, desencadeando também uma das maiores crises de comunicação. Enquanto a comunidade médica e científica corria contra o tempo para desenvolver vacinas e estimular métodos de prevenção à Covid-19 para evitar o colapso da saúde pública, agentes maliciosos ativaram suas máquinas de desinformação com o objetivo de lucrar com fake news em um tema que colocava em risco a saúde de todos.
A resposta às fake news parecia não ser clara.
Até que uma reportagem publicada em maio de 2020 inspirou três jovens a virar o jogo e criar o Sleeping Giants Brasil: fundadores com profissões distintas reproduziram a metodologia criada em 2016 pelo movimento americano de mesmo nome para atacar a raiz do problema, o dinheiro. Assim, o SGBR criou uma ponte entre consumidores, marcas e plataformas publicitárias para garantir que receitas não sejam direcionadas a quem lucra com a mentira e o ódio. Até o momento, nosso método retirou da mão do discurso de ódio cerca de R$ 139.000.00.
Após 4 anos de atividade, o Sleeping Giants Brasil se consolidou como uma instituição sem fins lucrativos reconhecida por entidades nacionais e internacionais, instituições do executivo, legislativo e judiciário e mantendo o combate à monetização do ódio, mas expandido suas atividades para a defesa dos interesses dos brasileiros em uma internet mais segura, regulada e democrática.
Breve linha do tempo
Fundação do Sleeping Giants Brasil
maio/2020
Lançamento do projeto “Clube de Gigantes”
maio/2021
Lançamento do projeto “Storytelling Network”
dez/2022
Sleeping Giants Brasil, quem são?
Não gostamos de pensar que o SGBR é formado apenas pelos fundadores e equipe. Somos um movimento de mais de 1 milhão de consumidores e o nosso impacto vem da mobilização dessa comunidade. Cada membro engajado em nossas campanhas desempenha um papel fundamental para seu sucesso.
Mas se você procura os nossos representantes burocráticos, eles são:
Humberto Ribeiro
Diretor Jurídico e de Pesquisa
Leonardo Leal
Diretor Executivo e de Comunicação
Mayara Stelle
Diretora Institucional e Financeira
O SGBR se sustenta em três pilares:
COMUNICAR:
Nossa estratégia de comunicação busca desafiar a desinformação e o discurso tóxico nas redes sociais. Através de campanhas, promovemos uma comunicação responsável, contribuindo para um ambiente mais ético e transparente.MOBILIZAR:
A mobilização é a espinha dorsal do SGBR. Com mais de 1 milhão de seguidores, nossa comunidade gigante se engaja ativamente na luta por um ambiente digital saudável. A união de milhões de de vozes fortalece nossa capacidade de provocar mudanças positivas.IMPACTAR:
Buscamos impactar diretamente as estruturas que perpetuam a desinformação e o ódio. Através de programas específicos, atuamos em diversas frentes para transformar o cenário digital, promovendo uma sociedade mais justa e democrática.O que o SGBR defende?
Combate à desinformação e ao discurso de ódio:
Combatemos ativamente a disseminação de informações falsas e discursos prejudiciais. Nossa atuação se estende desde a identificação de conteúdos nocivos até a desmonetização de empresas e plataformas que promovem essas práticas.
Defesa da Democracia e das Instituições Brasileiras:
Comprometidos com a preservação da democracia, monitoramos e denunciamos aqueles que ameacem as instituições e a ordem democrática do país. Buscamos promover um ambiente digital que respeite os valores fundamentais da nossa sociedade.
Direitos Humanos e Defesa de Grupos Minoritários:
Nosso compromisso com os direitos humanos orienta a defesa ativa de grupos majoritários. Denunciamos práticas discriminatórias e trabalhamos para garantir um ambiente inclusivo e respeitoso para todos.
Regulação das Redes:
Advogamos por regulamentações eficazes que promovam a responsabilidade das plataformas digitais, as “Big Techs”. Buscamos garantir a transparência e a segurança para todos os Usuários nas interações online.
Ciência, Saúde e Meio Ambiente:
Nosso compromisso com a ciência direciona todas as nossas ações, visando disseminar conhecimento confiável, minar o comportamento anti científico nas redes e contribuir para um debate construtivo e sustentável.