X admite falha em sistema de denúncias após ação judicial do SGBR

A rede social X (antigo Twitter) reconheceu, pela primeira vez, a existência de uma falha em seu sistema de denúncias após ser acionada judicialmente pelo Sleeping Giants Brasil (SGBR). A plataforma afirmou ter corrigido o erro e garantiu que implementará novos mecanismos de proteção, como confirmação obrigatória de e-mail para o envio de denúncias por meio de seu formulário. 

O problema que deu origem à ação aconteceu em 2022, quando diversas contas relataram estar recebendo confirmações de denúncias que jamais haviam realizado. Reportagem do Núcleo apontou que os principais alvos dessas denúncias “fantasmas” eram páginas progressistas, sugerindo possível uso indevido do sistema para prejudicar perfis específicos. 

Apesar das reclamações à época, o erro não foi totalmente solucionado e voltou a ocorrer em agosto deste ano, afetando novamente perfis importantes como os de Mônica Waldvogel, Erika Hilton, Krika Carvalho e Lázaro Rosa, incluindo o próprio SGBR.

Diante da reincidência, o Sleeping Giants Brasil apresentou uma representação à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo (PRDC-SP) e também ingressou com uma ação indenizatória no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), pedindo a apuração da vinculação indevida de dados de usuários ao formulário de denúncias da plataforma. 

Durante o processo, o X reconheceu oficialmente a falha e afirmou ter adotado medidas para corrigi-la. Em nota enviada nos autos, a empresa disse estar “aperfeiçoando o mecanismo” e declarou que, a partir de agora, o envio de denúncias via formulário exigirá confirmação do e-mail do usuário, o que deve impedir usos indevidos envolvendo dados de terceiros. 

A decisão marca a primeira admissão formal de erro pela plataforma no contexto do bug de denúncias, que já vinha sendo denunciado por usuários, jornalistas e organizações desde 2022.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies e ferramentas para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Confira nossa política de privacidade.