Atualmente preso, Gabriel Monteiro não poderia seguir lucrando com seu canal no Youtube após as diversas acusações graves contra ele, concorda? O Sleeping Giants entrou em ação para desmonetizar o Gabriel Monteiro com a campanha #DesmonetizaGabrielMonteiro com a ajuda de quem faz parte Clube de Gigantes.
Para quem não sabe, Gabriel Monteiro ficou famoso através do Youtube, onde utilizava sua função como PM para se autopromover e ganhar seguidores. Ele foi um dos membros do MBL que aproveitou o “sucesso” com fake news e conspirações na internet para se eleger.
Como ele fazia isso? Explorando midiaticamente a pobreza e causas sociais para se tornar uma espécie de herói nas redes. Assim, conquistou mais de 6 milhões de seguidores e foi eleito vereador do Rio de Janeiro em 2020.
O caso Gabriel Monteiro e a ação de desmonetização do Sleeping Giants
Só que a fama de bom moço não durou para sempre. Diversas acusações surgiram denunciando crimes cometidos por Gabriel Monteiro, inclusive ex-assessores. Hoje, ele está preso e responde por acusações de estupro, abuso sexual (inclusive contra menores de idade), agressões e abuso moral.
Ficou revelado inclusive que o ex-policial gravava vídeos ajudando crianças em situação de vulnerabilidade em que ele induzia o que as crianças deveriam falar. Uma verdadeira exploração teatral da pobreza.
Seu mandato foi cassado, mas o Sleeping Giants não achava correto que ele continuasse ganhando dinheiro com seu canal no Youtube. Foi assim que surgiu a campanha #DesmonetizaGabrielMonteiro, citada inclusive na mídia.
O Sleeping Giants alertou 43 empresas que estavam com anúncios monetizados veiculados em canais do Gabriel Monteiro. 32 delas responderam e se comprometeram em retirar as propagandas que estavam fazendo ele ganhar dinheiro com esse tipo de conteúdo.
É assim que conseguimos desmonetizar a extrema-direita. Inclusive, você pode conferir nossas ações e campanhas para desmonetizar outros propagadores de desinformação e ódio.