Ex-vereador preso por estupro, Gabriel Monteiro foi desmonetizado após ação do Sleeping Giants

Gabriel Monteiro Sleeping Giants desmonetização extrema direita

Atualmente preso, Gabriel Monteiro não poderia seguir lucrando com seu canal no Youtube após as diversas acusações graves contra ele, concorda? O Sleeping Giants entrou em ação para desmonetizar o Gabriel Monteiro com a campanha #DesmonetizaGabrielMonteiro com a ajuda de quem faz parte Clube de Gigantes.

Para quem não sabe, Gabriel Monteiro ficou famoso através do Youtube, onde utilizava sua função como PM para se autopromover e ganhar seguidores. Ele foi um dos membros do MBL que aproveitou o “sucesso” com fake news e conspirações na internet para se eleger.

Como ele fazia isso? Explorando midiaticamente a pobreza e causas sociais para se tornar uma espécie de herói nas redes. Assim, conquistou mais de 6 milhões de seguidores e foi eleito vereador do Rio de Janeiro em 2020.

O caso Gabriel Monteiro e a ação de desmonetização do Sleeping Giants

Só que a fama de bom moço não durou para sempre. Diversas acusações surgiram denunciando crimes cometidos por Gabriel Monteiro, inclusive ex-assessores. Hoje, ele está preso e responde por acusações de estupro, abuso sexual (inclusive contra menores de idade), agressões e abuso moral.

Ficou revelado inclusive que o ex-policial gravava vídeos ajudando crianças em situação de vulnerabilidade em que ele induzia o que as crianças deveriam falar. Uma verdadeira exploração teatral da pobreza.

Seu mandato foi cassado, mas o Sleeping Giants não achava correto que ele continuasse ganhando dinheiro com seu canal no Youtube. Foi assim que surgiu a campanha #DesmonetizaGabrielMonteiro, citada inclusive na mídia.

O Sleeping Giants alertou 43 empresas que estavam com anúncios monetizados veiculados em canais do Gabriel Monteiro. 32 delas responderam e se comprometeram em retirar as propagandas que estavam fazendo ele ganhar dinheiro com esse tipo de conteúdo.

É assim que conseguimos desmonetizar a extrema-direita. Inclusive, você pode conferir nossas ações e campanhas para desmonetizar outros propagadores de desinformação e ódio.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clube de Gigantes

Clube de Gigantes é uma plataforma de financiamento coletivo recorrente.

Ao entrar para o clube você estará apoiando a luta por uma internet mais saudável e uma democracia livre das fake news e dos discursos de ódio.

Quer saber mais sobre nossos planos, metas e recompensas?

Receba notícias

Quer receber notícias, novidades e atualizações em primeira mão?

Preencha o formulário e cadastre seu email e celular para ficar por dentro de tudo o que a Sleeping Giants tem feito contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news!

Posts Relacionados

Entre para nossas comunidades