O caso Sikêra Jr foi emblemático. Combater, conscientizar e desmonetizar discursos de ódio na mídia é o trabalho do Sleeping Giants. E foi por meio do combate e conscientização de empresas que a campanha #DesmonetizaSikêra fez o apresentador da Redetv, Sikera Junior, perder pelo menos 200 patrocinadores em seu programa de alcance nacional, onde proferiu discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIA+.
O Sleeping Giants atuou, pelo Twitter, alertando as empresas anunciantes dos canais do Sikêra Jr que elas estavam apoiando esse tipo de conteúdo violento contra pessoas LGBTQIA+l, e obteve sucesso.
“O Magalu é contra qualquer forma de LGBTfobia e nunca admitiremos isso. Não patrocinamos o programa, mas havia anúncios sendo exibidos de forma automática pelo YouTube no canal. Eles já foram bloqueados e não serão mais exibidos”, afirmou o perfil do Twitter da Magalu.
Além da Magalu, algumas das marcas que romperam o patrocínio com o apresentador foram: o banco Caixa e a rede de lojas das Casas Bahia. Além da Renault, MRV, Mercedes Benz, TIM e a plataforma Kwai, que também estão entre as empresas que irão desvincular seu nome com o comunicador.
Na TV, foram milhões em dinheiro de anúncios que deixaram de ir para o bolso do Sikêra por conta da sua fala homofóbica e a campanha do Sleeping Giants. Mais de 60 empresas encerraram suas propagandas no programa.
Vídeo da campanha do Sleeping Giants para desmonetizar Sikêra Jr.
Quer saber mais sobre a ação do Sleeping Giants para desmonetizar o Sikêra Jr. ? Assista o vídeo abaixo e veja o discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIA+ e a campanha #DesmonetizaSikêra.
Nosso trabalho precisa de ajuda de pessoas como você, comprometidas em combater conteúdos de violência e desinformação. Conheça e faça parte do Clube de Gigantes para ajudar a tirar dinheiro de quem lucra com esse tipo de violência.